Depois de montar uma carteira diversificada, há investidores que preferem não alterar o portfólio com frequência, mas apenas fazer rebalanceamentos periódicos. Esse é o terceiro perfil de investidor mais comum no Brasil, segundo uma pesquisa realizada pela B3, que avaliou o comportamento dos brasileiros quanto às finanças.
Entre os investidores com o perfil “De portfólio montado”, o principal produto na carteira são ações, escolha de 56%. CDB aparece em segundo, com 38% da preferência, seguido pelos fundos imobiliários, presentes em 24% das carteiras, e Tesouro Direto, presentes em 20%.
Este é um perfil que busca geração de renda (36%) e que se prepara para a aposentadoria (29%) e, por isso, prefere investimentos de longo (50%) e médio prazo (37%). O perfil também valoriza muito a liquidez – 78% das pessoas a consideram “importante” ou “muito importante”.
Busca por rentabilidade
Entre os principais critérios desses investidores na hora de escolher onde investir, a rentabilidade ficou em primeiro lugar, citada por 67% das pessoas com esse perfil. Em seguida, aparecem como critério minimizar o risco (15%), diversificação (8%), estabilidade (7%) e facilidade de entender o produto (4%).
Além disso, trata-se de um perfil de investidores muito ativos, 43% dos quais verificam o desempenho dos investimentos diariamente, e 31%, semanalmente. Os novos aportes, no entanto, são feitos, em sua maioria (58%) uma vez por mês.
Diversificação
Neste perfil, 60% das pessoas estão abertas a explorar novas oportunidades de investimentos, 29% talvez
estejam e apenas 11% não estão. Aquelas que declararam ter média tolerância ao risco são 57%, e apenas 28% citaram alta tolerância.
Ainda que esse perfil busque diversificação nas classes de ativos, 70% deles nunca explorou investimentos internacionais.
Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.