Os servidores do Tesouro, que estão em greve, decidiram ampliar a suspensão do funcionamento do Tesouro Direto para três dias por semana. A partir da próxima semana, as negociações não estarão disponíveis de terça até quinta-feira.
Sempre que a paralisação acontece, os investidores não conseguem comprar novos papéis, apenas os resgates antecipados funcionam normalmente. A Secretaria do Tesouro Nacional tem recomendado que os clientes façam agendamentos para o dia seguinte à paralisação.
Taxas do Tesouro IPCA+ se aproximam de 7%. Vale a pena investir?
Nas últimas semanas, os servidores passaram a fazer paralisações das vendas dos títulos sempre às terças-feiras, como uma forma de mobilização mais dura, e anunciaram a quinta-feira como mais um dia de paradas. Agora, as quartas também foram incluídas na mobilização.
“A greve vem se intensificando diante da falta de disposição do governo em negociar. Inicialmente, os servidores do Tesouro e da CGU faziam 24 horas de paralisação por semana, ampliadas para 48 horas e agora para 72 horas”, explica o Unacon Sindical, por meio de nota.
A categoria reivindica a inclusão de reajustes salariais para o órgão na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025 e no Orçamento de 2025, cujos projetos tramitam no Congresso.
Por causa da greve, o Tesouro Nacional adiou, em agosto, as entrevistas coletivas do Relatório Mensal da Dívida Pública e do Resultado do Tesouro Nacional. Inicialmente previstas para a última semana de agosto, as entrevistas só ocorreram no início de setembro. Ainda não está definido se as novas divulgações dos dois relatórios, previstas para esta semana, também serão adiadas.
Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.