A quarta-feira (12) tem farta agenda econômica, um dia depois da divulgação da taxa de inflação de janeiro no País. No radar do mercado, o principal destaque da agenda é o resultado do índice de preços ao consumidor (CPI) dos Estados Unidos referente a janeiro. Entretanto, os investidores devem estar atentos também ao depoimento do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Jerome Powell, na Câmara dos Representantes.
No Brasil, o volume de serviços prestados em dezembro, a entrevista do presidente Lula e a palestra do presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, sobre política monetária serão acompanhados.
Na terça-feira (11), a divulgação da inflação no Brasil mostrou uma desaceleração em janeiro, mas o indicador deve piorar no decorrer do ano. A inflação geral subiu 0,16%, bem menos do que os 0,52% em dezembro. Mas isso foi por conta do chamado bônus de Itaipu, que reduziu significativamente o custo da energia elétrica residencial. O bônus de Itaipu é um desconto na conta de luz concedido a consumidores residenciais e rurais cujo consumo mensal tenha sido inferior a 350 kWh.
Morning call: acompanhe como foi o fechamento
Com o impulso das ações de bancos, o Ibovespa B3 teve a segunda sessão seguida de alta e subiu 0,76%, aos 126.522 pontos, oscilando entre os 125.570 pontos e os 126.886 pontos.
Gestores também citaram que a declaração do ministro das relações institucionais, Alexandre Padilha, de que o Brasil “não entrará em nenhuma guerra comercial” também acalmou um pouco os ânimos.
Entre as blue chips, as units do BTG Pactual foram um dos destaques, com uma alta de 2,44%. As ações PN da Petrobras fecharam no zero a zero, enquanto as ON subiram 0,55%.
Os maiores ganhos na sessão, porém, foram registrados pelos papéis do Carrefour, que tiveram alta de 10,08%. O grupo francês Carrefour analisa fechar o capital da companhia no Brasil. A proposta do controlador já é debatida no conselho de administração da varejista. Já na ponta contrária, os papéis da Azul cederam 3,01%, ampliando as perdas vistas na véspera.
Em NY, os principais índices operaram mistos: o Nasdaq teve queda de 0,36%, o Dow Jones subiu 0,28%; e o S&P 500 teve alta leve de 0,03%.
Bolsas da Ásia sobem; setor de tecnologia lidera ganhos na China
As bolsas da Ásia fecharam em alta, com destaque para o avanço no setor imobiliário e de tecnologia nos mercados chineses. Investidores esperam novos estímulos à economia da China.
O índice Nikkei 225 do Japão fechou em alta de 0,42% a 38.963,70 pontos. Já o índice Kospi da Coreia do Sul subiu 0,37% a 2.548,39 pontos. Em Hong Kong, o índice Hang Seng avançou 2,64% a 21.857,92 pontos. Na China continental, o índice Xangai Composto teve alta de 0,85% a 3.346,38 pontos.
Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.