A Petrobras (PETR3 e PETR4) informou há pouco, por meio de fato relevante, que recebeu uma solicitação do presidente da companhia, Jean Paul Prates, para que o conselho de administração avalie o encerramento antecipado do seu mandado “de forma negociada”.
Segundo a companhia, Prates disse ainda que, caso o colegiado aprove o fim de seu ciclo à frente da estatal, apresentará renúncia ao cargo de membro do conselho.
Conforme o Broadcast da Agência Estado apurou mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou Prates nesta terça-feira, em Brasília, para informar a sua substituição à frente da maior empresa do País. O motivo seria a cobrança por maior velocidade na execução dos projetos anunciados pela empresa, principalmente em relação à encomenda de navios aos estaleiros brasileiros.
+ Quais os principais fatores que afetam as ações da Petrobras
De acordo com fontes, a ex-diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, será nomeada para o cargo, uma indicação do ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Magda Chambriard foi diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP) entre 2012 e 2016 depois de trabalhar por 22 anos como funcionária de carreira da Petrobras. Engenheira e mestre em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ, atua como consultora na área de energia e petróleo.
Nesta terça, 14, as ações da Petrobras caíram 2,74% (ON) e 1,80% (PN) no Ibovespa, tomanda da empresa R$ 13,2 bilhões em valor de mercado.
*Com informações da Agência Estado