O Pix por aproximação pode estar finalmente chegando ao dia a dia do brasileiro. O Banco Central e o Conselho Monetário Nacional (CMN) definiram novas regras no sistema Open Finance para viabilizar a modalidade.
Segundo o BC, as medidas vão diminuir etapas nos pagamentos online e possibilitar a oferta do Pix em carteiras digitais. “A mudança abrirá espaço para a realização de pagamentos por aproximação com o Pix, permitindo que o usuário realize a transação sem a necessidade de acessar o aplicativo de sua instituição financeira”, informou por meio de nota à imprensa.
A ideia de permitir pagamentos por aproximação com o Pix havia sido mencionada pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto, no início de junho. Nesta quarta-feira, 4, o diretor de Regulação do BC, Otávio Damaso, concederá entrevista coletiva para comentar as medidas.
O BC também informou que as novas regras ampliam o escopo das instituições que podem participar do Open Finance, incluindo os segmentos de investimentos e câmbio. “Com isso, a base de potenciais clientes beneficiados pelo Open Finance vai alcançar 95% dos usuários do Sistema Financeiro Nacional”, diz a nota.
A instituição ainda aprovou a estrutura definitiva de governança do Open Finance. “Essa governança definitiva passará a ter personalidade jurídica e estrutura organizacional próprias”, diz a autarquia, acrescentando que essa medida vai “pavimentar” para o desenvolvimento mais rápido da modalidade.
*Com informações da Agência Estado
Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3.