O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu, nesta quarta-feira (19), aumentar a Selic em 1 ponto percentual, para 14,25% ao ano. A decisão já era esperada pelo mercado e segue a sinalização da última reunião, realizada em janeiro.
“O Comitê antevê, em se confirmando o cenário esperado, um ajuste de menor magnitude na próxima reunião. Para além da próxima reunião, o Comitê reforça que a magnitude total do ciclo de aperto monetário será ditada pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta e dependerá da evolução da dinâmica da inflação”, indica o comunicado.
Essa foi a quinta alta seguida da Selic. A taxa está no maior nível desde outubro de 2016, quando também estava em 14,25% ao ano. A decisão foi unânime entre os nove integrantes do colegiado na segunda reunião de Gabriel Galípolo como presidente do BC.
Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.