O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciou o aumento da Selic em 0,25 ponto porcentual nesta quarta-feira, 18. Assim, a taxa básica de juros do País vai a 10,75% ao ano na primeira alta desde agosto de 2022.
A decisão foi unânime entre os nove integrantes do colegiado. No mercado, a expectativa era a confirmação do aumento em 0,25 ponto percentual, mas também havia quem defendia um aumento mais forte, de 0,50 p.p..
Segundo o comunicado, o cenário, marcado por resiliência na atividade, pressões no mercado de trabalho, hiato do produto positivo, elevação das projeções de inflação e expectativas desancoradas, demanda uma política monetária mais contracionista.
“Considerando a evolução do processo de desinflação, os cenários avaliados, o balanço de riscos e o amplo conjunto de informações disponíveis, o Copom decidiu, por unanimidade, elevar a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, para 10,75% a.a., e entende que essa decisão é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante”.
O comitê ainda atualizou suas projeções de inflação para o primeiro trimestre de 2026 para 3,50%, no cenário de referência, ou seja, 0,5 p.p. acima da meta de inflação. Essa projeção considera uma inflação de 3,4% nos preços livres e de 3,9% nos administrados.
Outra novidade no comunicado foi uma menção à preocupação com a trajetória da atividade econômica. O BC tem um mandato único, de levar a inflação para a meta, mas os dirigentes escreveram: “Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego”.
Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.