A economia da China cresceu 5% em 2024 graças a uma turbinada que teve no quarto trimestre.
No quarto trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) da China teve expansão de 5,4%, na comparação com igual período de 2023, informou o Escritório Nacional de Estatísticas do país (NBS, na sigla em inglês).
O resultado trimestral foi mais positivo do que as estimativas de analistas ouvidos pela FactSet, que esperavam crescimento de 4,9%, e representa uma aceleração em relação ao terceiro trimestre de 2024, quando o PIB avançou 4,6%, na mesma base de comparação.
O presidente Xi Jinping disse na véspera de Ano Novo que o país deveria atingir a meta de crescimento de cerca de 5%. No quarto trimestre, a economia cresceu 5,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, o ritmo mais rápido em seis trimestres e melhor do que a previsão mediana dos economistas de 5%.
Além disso, a produção feita em fábricas e as vendas no varejo foram acima das expectativas. Os preços dos imóveis caíram em ritmo mais lento pelo quarto mês e o investimento em ativos fixos está abaixo das estimativas. Outra informação importante sobre a economia chinesa é que a população encolheu pelo terceiro ano em 2024, embora os nascimentos tenham aumentado ligeiramente.
A queda anual mostra como o governo chinês tem lutado para deter uma taxa de natalidade em queda, resultado de décadas de políticas restritivas de planejamento familiar, aumento dos custos de assistência infantil e mudanças nas normas sociais.
A economia enfrentou dificuldades no meio do ano e o crescimento relatado foi de 4,8% nos primeiros nove meses do ano, mas as medidas de estímulo anunciadas desde o final de setembro parecem ter sido suficientes para levá-la exatamente para onde Pequim disse que deveria estar.
Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.