O IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) e a Pnad Contínua, com a taxa de desemprego, devem movimentar a abertura dos mercados locais. Esta última sexta-feira do ano traz ainda os dados do emprego formal do Caged e o anúncio da bandeira tarifária de energia elétrica para janeiro, sob expectativas de que continue verde. A agenda internacional inclui apenas relatórios sobre estoques, poços e plataformas de petróleo e derivados dos Estados Unidos.
Exterior
Os contratos futuros do petróleo sobem ligeiramente, após dados chineses indicarem desaceleração na queda do lucro industrial na esteira dos estímulos econômicos adotados nos últimos meses pela segunda maior economia mundial. As bolsas asiáticas subiram majoritariamente, com destaque para o japonês Nikkei, que avançou 1,8% diante das perspectivas de manutenção de juros pelo Banco do Japão, enquanto o Kospi caiu devido à crise política na Coreia do Sul. Os rendimentos dos Treasuries e o dólar exibem viés de alta em mais uma sessão com a agenda esvaziada nos EUA e liquidez reduzida neste fim de ano. Os índices futuros das bolsas de Nova York recuam levemente com a agenda focada em dados sobre a indústria petrolífera. As bolsas europeias voltam de feriados com ganhos leves, sem grandes catalisadores para movimentar os negócios.
Brasil
O recuo das ações em Nova York somado às perdas de 2,63% do minério de ferro na China indicam possível desempenho mais fraco do Ibovespa. O EWZ, principal fundo de índice do Brasil em Nova York caía 0,13% por volta das 7h10, enquanto o ADR da Vale cedia 0,67% e o da Petrobras tombava 2,44%. O impasse em torno do pagamento de emendas parlamentares segue no foco. O presidente da Câmara, Arthur Lira, afirmou que todas as emendas seguiram as leis e que peticionará ao Supremo hoje para tentar desbloquear os recursos e esclarecer os questionamentos do ministro do STF Flávio Dino, que suspendeu o pagamento de R$ 4,2 bilhões em emendas e ordenou investigação da PF. Lira ressaltou que a Câmara está “tranquila”, que as emendas contaram com o respaldo formal de ministérios e da AGU. Para IPCA-15, a expectativa é de desaceleração. Já o mercado de trabalho pode apresentar recuo na taxa de desemprego, enquanto a criação líquida de vagas com carteira assinada pode ter diminuído.
*Agência Estado
Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.