Assim, fomos atrás das obras que fizeram a cabeça dos maiores investidores do Brasil e do mundo. Então, veja abaixo o que o megainvestidor Warren Buffett; Luiz Barsi (com R$ 4 bilhões investidos na bolsa brasileira) e o empresário bilionário Jorge Paulo Lemann leram, recomendam ou foram até os principais temas:
A bíblia de Warren Buffett
Um dos investidores mais entusiasmados pela leitura, Buffett constantemente dá sugestões de leituras diversas. No entanto, tem uma obra específica que ele sempre recomenda: “O investidor inteligente” de Benjamin Graham, seu livro de cabeceira sobre investimentos.
Conhecida como a “Bíblia dos investidores”, a obra dá dicas tanto para iniciantes quanto para investidores profissionais. Entre os highlights da obra estão insights de como identificar ações subvalorizadas e construir uma carteira sólida e diversa.
Luiz Barsi e uma vida atrás dos dividendos
O “Guia Suno Dividendos” conta com uma passagem curiosa de quando Joesley Batista derrubou a bolsa de valores do Brasil com sua delação. Para Barsi, o jacaré era o animal que melhor sabe caçar, pois fica sempre de boca aberta esperando que a oportunidade apareça. No chamado Joesley Day , Barsi disse que se sentia como um jacaré de boca aberta aproveitando para comprar ações a preços baixos.
Que Luiz Barsi tem a visão de que investir em ações pagadoras de dividendos é o principal caminho para gerar renda passiva, isso todo mundo sabe. Mas como fazer isso? É o que Tiago Reis (que é amigo de Barsi) explica no “Guia Suno Dividendos”. Ali estão as estratégias de investimentos para pequenos e grandes investidores. É um bom exemplo entre os livros sobre investimentos.
Os seis passos de Jorge Paulo Lemann
No caso de Lemann, vamos além. A obra “Cultura de Excelência”, escrita pelo jornalista David Cohen, mostra a história da Fundação Estudar, fundada pelo empresário bilionário e filantropo.
Ali, cada capítulo relata um dos seis princípios básicos em que a fundação se baseia para guiar o profissional à excelência.
Então, são elas: ter metas ambiciosas, trabalhar duro, unir-se à gente boa, investir em conhecimento, assumir o papel de protagonista em sua história e almejar um impacto positivo na sociedade. Coisas até simples, mas talvez não muito fáceis. Porém, todas vai te fazer pensar sobre como você está organizando sua vida – financeira inclusive.
Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.