O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou uma pausa de 90 dias no tarifaço global imposto pelo governo americano. Por outro lado, ele anunciou um aumento nas tarifas contra a China, que passam a ser de 125%.
As tarifas provocaram instabilidade no mercado global ao longo dos últimos dias e temores de uma recessão nos EUA.
A respeito dos chineses, Trump alegou “a falta de respeito a China demonstrou pelos mercados mundiais”, ele está aumentando as tarifas sobre o país asiático para 125%.
“Em algum momento, espero que no futuro próximo, a China perceba que os dias de roubo aos EUA e outros países não são sustentáveis ou aceitáveis”.
As afirmações foram feitas na rede social Truth Social.
Leia o posicionamento de Donald Trump sobre a pausa no tarifaço
“Baseado na falta de respeito que a China demonstrou aos mercados globais, eu estou por esse meio aumentando a tarifa cobrada da China pelos Estados Unidos para 125%, com efeito imediato. Em algum momento, espero que no futuro próximo, a China vai perceber que os dias de roubo aos Estados Unidos e outros países não são susentáveis ou aceitáveis.
Por outro lado, baseado no fato de que mais de 75 países procuraram representantes dos Estados Unidos, incluindo os departamentos de comércio, Tesouro e a USTR (representação comercial dos Estados Unidos, na sigla em inglês), para negociar uma solução para os assuntos que estão sendo discutidos a respeito de comércio, barreiras comerciais, tarifas e manipulação de moeda, e tarifas não monetárias.
Para aqueles que países que, de acordo com a minha forte sugestão, não retaliaram de nenhum jeito ou forma os Estados Unidos, eu autorizei uma PAUSA de 90 dias, e uma redução substancial das tarifas recíprocas durante esse período, de 10%, também com efeito imediato.”
Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.